Visualização normal
Visualização MARC
- DRAMA BURGUÊS
Entrada Topical Term
Número de registros usados em: 2
001 - CONTROL NUMBER
- control field: 6644
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER
- control field: BR-SpBJKS
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION
- control field: 20180622183736.0
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS
- fixed length control field: 180412|| aca||aabn | a|a d
035 ## - SYSTEM CONTROL NUMBER
- System control number: VOC-1589
040 ## - CATALOGING SOURCE
- Original cataloging agency: BR-SpBJKS
- Transcribing agency: BR-SpBJKS
- Language of cataloging: por
150 ## - HEADING--TOPICAL TERM
- Topical term or geographic name entry element: DRAMA BURGUÊS
450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM
- Topical term or geographic name entry element: Drama sério
450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM
- Topical term or geographic name entry element: Gênero sério
450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM
- Topical term or geographic name entry element: Teatro burguês
550 ## - SEE ALSO FROM TRACING--TOPICAL TERM
- Control subfield: g$a
- Topical term or geographic name entry element: Drama
670 ## - SOURCE DATA FOUND
- Source citation: Peixoto, Fernando - O que é teatro. Corvin. Pavis.
680 ## - PUBLIC GENERAL NOTE
- Explanatory text: Gênero que surge com a ascensão política e econômica da burguesia na Europa, no século 18, cuja elaboração teórica foi realizada por Diderot e Beaumarchais. Mescla elementos da tragédia e da comédia, assim como insiste na necessidade de colocar em cena personagens de todas as classes sociais, sobretudo aqueles que a tragédia clássica havia banido. Sua matéria é contemporânea, social e familiar, sua visão é moralizante e sua estética é realista. No século 19, o drama burguês, sob sua forma elegante (drama romântico) ou popular (melodrama ou vaudeville), se torna o modelo de uma dramaturgia na qual triunfam o espírito empreendedor e os novos mitos burgueses. Apesar da imagem essencialmente negativa do teatro burguês, este continua a prosperar, a identificar-se na mente do público com o teatro por excelência e de representar 2/3 da produção global nos palcos das grandes cidades do mundo inteiro.
