Visualização normal Visualização MARC
  • DRAMA BURGUÊS

Entrada Topical Term

Número de registros usados ​​em: 2

001 - CONTROL NUMBER

  • control field: 6644

003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER

  • control field: BR-SpBJKS

005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION

  • control field: 20180622183736.0

008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS

  • fixed length control field: 180412|| aca||aabn | a|a d

035 ## - SYSTEM CONTROL NUMBER

  • System control number: VOC-1589

040 ## - CATALOGING SOURCE

  • Original cataloging agency: BR-SpBJKS
  • Transcribing agency: BR-SpBJKS
  • Language of cataloging: por

150 ## - HEADING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: DRAMA BURGUÊS

450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: Drama sério

450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: Gênero sério

450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: Teatro burguês

550 ## - SEE ALSO FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Control subfield: g$a
  • Topical term or geographic name entry element: Drama

670 ## - SOURCE DATA FOUND

  • Source citation: Peixoto, Fernando - O que é teatro. Corvin. Pavis.

680 ## - PUBLIC GENERAL NOTE

  • Explanatory text: Gênero que surge com a ascensão política e econômica da burguesia na Europa, no século 18, cuja elaboração teórica foi realizada por Diderot e Beaumarchais. Mescla elementos da tragédia e da comédia, assim como insiste na necessidade de colocar em cena personagens de todas as classes sociais, sobretudo aqueles que a tragédia clássica havia banido. Sua matéria é contemporânea, social e familiar, sua visão é moralizante e sua estética é realista. No século 19, o drama burguês, sob sua forma elegante (drama romântico) ou popular (melodrama ou vaudeville), se torna o modelo de uma dramaturgia na qual triunfam o espírito empreendedor e os novos mitos burgueses. Apesar da imagem essencialmente negativa do teatro burguês, este continua a prosperar, a identificar-se na mente do público com o teatro por excelência e de representar 2/3 da produção global nos palcos das grandes cidades do mundo inteiro.