Visualização normal Visualização MARC
  • CONVENÇÃO TEATRAL

Entrada Topical Term

Número de registros usados ​​em: 2

001 - CONTROL NUMBER

  • control field: 52725

003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER

  • control field: BR-SpBJKS

005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION

  • control field: 20240808181707.0

008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS

  • fixed length control field: 180412|| ac|||aabn | a|a d

040 ## - CATALOGING SOURCE

  • Original cataloging agency: BR-SpBJKS
  • Language of cataloging: por
  • Transcribing agency: BR-SpBJKS

150 ## - HEADING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: CONVENÇÃO TEATRAL

450 ## - SEE FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: Convenção dramática

550 ## - SEE ALSO FROM TRACING--TOPICAL TERM

  • Topical term or geographic name entry element: Quarta parede
  • Control subfield: h$a

670 ## - SOURCE DATA FOUND

  • Source citation: http://pt.wikipedia.org. [Acesso: ago.2024]

680 ## - PUBLIC GENERAL NOTE

  • Explanatory text: Chamamos de convenção teatral qualquer elemento dramático completamente irrealista ou improvável (seja nos cenários, na interpretação, nos diálogos, no elenco, entre outros), mas mesmo assim considerado pelo público como bastante normal (por exemplo: uma mesa simples, que designa a sala de jantar) e sem o qual qualquer comunicação ou mesmo qualquer sensibilidade estética não poderia ser transmitida. Essa convenção é o conjunto de pressupostos ideológicos e estéticos, explícitos ou não, que permitem ao público receber a peça corretamente. É um acordo estabelecido entre espectadores e artistas segundo o qual o espetáculo se enquadra nos padrões conhecidos e aceitos. O teatro onde, por definição, tudo é falso exceto a presença de atores e espectadores em um lugar real (o "aqui e agora"), é especificamente uma arte da convenção. Caso contrário, Romeu e Julieta não se levantariam no final para vir cumprimentar. Jacques Copeau disse: Eu chamo de convenção no teatro o uso e a combinação infinita de signos e meios muito limitados, que dão à mente liberdade ilimitada e deixam toda sua fluidez para a imaginação do poeta.